"Os cães ladram e a caravana passa"

Há um velho ditado que diz: "Os cães ladram e a caravana passa".
 
Esse cão que ladra o teu sucesso, esta com raiva e muita inveja, tem rancor da simpatia e o reconhecimento com que o Povo guineense penhora a excelência que é o teu trabalho. Toda essa inveja, todo esse assédio de um malpróprio é fruto do teu trabalho, da tua coragem e do teu sucesso. Deixe que ele fale, que espume de raiva, que se rebente de inveja. Certo é que fá-lo-á na solidão da sua inveja.

 
Esse dito popular, de autor desconhecido, refere-se a pessoas que estão muito acima, intelectualmente falando, das pessoas comuns e, em funçao dessa superioridade cultural, essas pessoas são execradas, achincalhadas, alvo de maledicencias, porém, ignorando todas as críticas, continuam com suas atividades, sem se incomodar. Esse é o motivo do provérbio:"Enquanto os cães ladram, a caravana passa". É verdade, enquanto pessoas maledicentes tecem comentarios desairosos (os cães), a personagem criticada continua sua vida calmamente (a caravana que passa e segue seu caminho). Talvéz minha interpretação seja muito simplista, embora eu sinta necessidade de escrever muito para poder me fazer compreender.
É um ditado muito popular que quer dizer, não ligue vá em frente.
Lara não ligue que falem de você, os cães ladrão e a caravana passam.
E a corja sedenta de poder trepa com engenho, de forma agonizante e voraz. Os cães ladram e a caravana passa...
Filomena Silva

Os cães ladram e a caravana passa
O significado da expressão “Os cães ladram e a caravana passa” é que se deve continuar, independente do quanto os invejosos e as pessoas negativas falem.

Layon Magne