Os inúmeros benefícios da castanha-do-pará

 Uma unidade de castanha-do-pará contém 27 calorias
Basta uma a duas castanhas por dia e já será suficiente para suprir a quantidade de selênio necessário ao corpo, sim uma a duas pois a castanha do pará contém muitas calorias, com risco de gerar efeito contrário à perda de peso, e engordar pelo excesso.
O selênio é um mineral que pode se acumular em nosso organismo e, dependo da dose, levar à intoxicação e ao coma. Por isso, grandes quantidades de castanha do Pará ricas podem ser prejudiciais.
  A castanha-do-pará emagrece e é muito bemérfica para a saúde.
Incluir a castanha-do-pará em sua alimentação diária pode fazer toda a diferença, ajudando a emagrecer e evitando doenças graves, como o câncer. Mas para conseguir todos esses benefícios, é preciso, antes de tudo, comprar a fruta da maneira certa e, depois, consumi-la na medida exata.
Os minerais presentes no alimento ajudam a proteger o cérebro, preservando as células nervosas e evitando doenças provenientes da idade chamadas neurodegenerativas. O cálcio e o magnésio são eficazes na manutenção da saúde dos ossos, e também combatem as doenças cardiovasculares.



Acastanha do Pará serve como alimento, “remédio” e matéria-prima para a indústria. As sementes podem ser consumidas in natura, torradas ou usadas como ingrediente de pratos doces e salgados.Muito nutritiva, a castanha do Pará proporciona diversos benefícios para a saúde humana, atuando na prevenção e no tratamento de algumas doenças.
A castanha-do-pará (ou castanha do Brasil) é uma semente do mesmo grupo das nozes, amêndoas e outras oleaginosas. Ela é rica em gorduras boas, minerais e fitoquímicos e tem elevado valor nutritivo. 
 

Ela também é indicada para vegetarianos, já que é fonte de proteínas. A quantidade de cálcio e magnésio presente também garante a síntese de massa óssea perfeita e faz muito bem aos ossos. E, como se não bastasse, ainda auxilia no bom funcionamento da tireoide e do cérebro.

Atualmente, também é possível encontrar a castanha em óleo, cujas qualidades são as mesmas do fruto. Com gosto suave, é recomendado para temperar saladas ou dar um toque saboroso aos assados e cozidos. "Não aqueça o azeite de castanha. No fogo, suas propriedades vão embora e ele pode ganhar substâncias tóxicas", diz a especialista. Lembre-se: o óleo também tem grande valor calórico e o consumo não deve ultrapassar uma colher de sopa (90 calorias) por refeição.

Principais nutrientes da castanha-do-pará

Castanha-do-pará - 10 gramas (uma porção)
Calorias66 kcal
Gorduras totais6.71 g
Gorduras saturadas1.6 g
Gorduras monoinsaturadas2.38 g
Gorduras poli-insaturadas2.4 g
Proteínas1.43 g
Carboidratos1.17 g
Cálcio16 mg
Ferro0.24 mg
Fósforo72 mg
Magnésio38 mg
Potássio66 mg
Zinco0.41 mg
Vitamina E0.57 mg
Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.


TONY